31 de agosto de 2009

Por quê Value Investing entre tantos métodos de investimentos?

"O método é a alma do negócio"
Velho ditado.

Por Warren Buffett

Esta parte do texto é uma transcrição editada de uma palestra na Universidade de Columia, em 1984. (retirada do livro Investidor Inteligente, de Benjamin Graham.

Será que a abordagem à análise de investimento de Graham e Dodd que diz "procure valores com uma margem de segurança significativa relativa aos preços" está ultrapassada? Muitos dos professores que hoje escrevem livros dizem que sim. Eles argumentam que o mercado acionário é eficiente, isto é, que os preços das ações refletem tudo que é conhecido sobre as perspectivas das companhias e o estado da economia. Não existem ações subvalorizadas, afirmam esses teóricos, porque há analistas de títulos sabidos que utilizam todas as informações disponíveis para sempre garantirem preços apropriados. Os investidores que parecem superar o mercado ano após ano são apenas sortudos. "Se os preços refletem completamente as informações disponíveis, esse tipo de investimente competente é descartado", escreve um autor contemporâneo.

Nesta palestra após Buffett uma história cheia de ironia ele apresenta o histórico de alguns amigos quais também utilizam do método Value Investing de Benjamin Graham.

Walter Schloss, Tom Knapp, Warren Buffett, Bill Ruane, Charlie Munger, Rick Guerin e Stan Perlmeter.

O interessante é que todos bateram o mercado em um período acumulado de pelo menos 10 anos. Contrariando o que está escrito em muitos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário