10 de agosto de 2009

Primeiro post do Blog Investimentos em Valor

Estou estudando sobre investimentos há dois anos.

Participei de vários cursos. Tenho aprendido bastante investindo por conta própria e lendo diversos livros.

Ao longo do blog vou contando um pouco sobe como, quando, como e por que comecei a estudar sobre Value Investing (traduzindo para o português: Investimento em Valor).

O value investing é sobre encontrar e comprar determinada ação de alguma empresa que está cotada abaixo de seu valor intríseco.

O trecho abaixo foi retirado da biografia de Warren Buffett (A bola de neve: Warren Buffett e o negócio da vida)

Para Benjamin Graham, o autor de Investidor Inteligente e Security Analysis, uma empresa é igual a uma pessoa que podia pensar que seu patrimônio líquido era de 7 mil dólares. Ela englobava sua casa, que valia 50 mil, menos a hipoteca de 45 mil, mais suas outras economias que somavam 2 mil dólares. Assim como as pessoas, a empresa têm ativos, como os produtos que fazem e vendem, e dívidas - ou passivos. Se você vendesse todos os ativos para pagaras dívidas, o que sobraria seria o lucro da empresa, ou o patrimônio líquido. Se a ação pudesse ser comprada a um preço que orçava a empresa num valor abaixo do seu patrimônio líquido, dizia Graham, em algum momento - e esta era uma expressão capciosa - o preço da ação subiria, revelando seu valor intríseco*.

*Não há uma definição única de "valor intríseco", que depende de ganhos, dividendos, ativos, estrutura de capital, termos do valor mobiliário e outros fatores. Uma vez que estimativas são sempre subjetivas, o fato mais importante a ser levado em conta é a "margem de segurança".


Nenhum comentário:

Postar um comentário