14 de setembro de 2009

Por quê Value Investing entre tantos métodos de investimentos?

O Prefácio à quarta edição, por Warren Buffett, do livro Investidor Inteligente de Benjamin Graham:


"Li a primeira edição deste livro no início de 1950, quando tinha 19 anos. Naquela época, julguei que ele era, de longe, o melhor livro que existia sobre investimentos. Ainda penso dessa forma.
Investir com sucesso ao longo de uma vida inteira não requer um quociente de inteligência estratosférico, uma visão empresarial incomun ou informações privilegiadas. Precisa-se de uma estrutura intelectual coerente para tomar decisões e ser capaz de não deixar que as emoções corroam esse arcabouço. Você é responsável por fornecer a disciplina emocional.


Se você seguir os princípios comportamentais e empresariais que Graham advoga - e se prestar atenção especial aos conselhos valiosos dos capítulos 8 e 20* -, não obterá resultados ruins em seus investimentos. (essa conquista representa um feito muito mais significativo do que pode parecer à primeira vista.) A capacidade de atingir resultados fora do comun dependerá do esforço e da inteligência dedicados aos seus investimentos, assim como do grau de insensatez do mercado acionário predominante durante sua carreira de investidor. Quanto mais insensato o comportamento do mercado, maior a oportunidade para o investidor de perfil empresarial (empreendedor). Siga Graham e você lucrará com a insensatez, em vez de participar dela.


Para mim, Ben Graham foi muito mais do que um autor ou um professor. Depois de meu pai, ele foi o homem que mais influenciou minha vida. Logo após a morte de Ben, em 1976, escrevi um breve memento sobre ele no Financial Analysts Journal, que se encontra a seguir. à medida que se lê o livro, acredito que ficarão evidentes alguma de suas qualidades mencionadas nesse tributo. "
* Capítulo 8 - O investidor e as flutuações do mercado. Capítulo 20 - A "margem de segurança" como conceito central dos investimentos.

Segue abaixo a rentabilidade da Berkshire Hathaway, a holding de Warren Buffett:


Rentabilidade da Berkshire Hathaway
Fonte: http://www.berkshirehathaway.com/letters/2008ltr.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário