5 de agosto de 2011

Investimento em Valor

Acredito que o investimento em valor ou Value Investing é o investimento mais inteligente que podemos fazer.

"Quando o mercado sobe ficamos ricos e quando o mercado despenca temos uma ótima oportunidade de comprar barganhas."

O que estão achando do mercado atualmente? Hoje é 08/2011 e é a terceira forte baixa que presenciamos nos 10 últimos anos. Mas quais são suas perspectivas para os próximos 15 anos?
Até lá eu estarei com 40 anos. O oráculo de Omaha, Warren Buffett,  investe até hoje, tem 80 anos e a terceira maior fortuna do mundo. Como ele próprio diz: "Invista como um católico se casa: para o resto da vida"

Este ano não foi o melhor para mim, acredito que para você também não e nem para o resto do mundo. E daí? Como foi 2008? como foi 2001? Este é um momento especial para encontrar os equívocos do mercado e comprar empresas abaixo de seu valor intrínseco.

Empresas que eu comprei em 2008 chegaram a subir mais de 200%. Vendi? Não.
Acho que vai subir mais? Não acho nada, eu só comprei porque acho que são boas empresas e quero mantê-las até eu não as querer mais.

Quais empresas lucrativas, saudáveis ao longo dos anos e com vantagens competitivas estão num preço atrativo atualmente?

Vejamos o clássico exemplo abaixo:

"Em 1973, a Washington Post Company possuía o jornal Washington Post, a revista Newsweek e quatro redes de televisão valendo, segundo uma avaliação conservadora, US$ 400 milhões – no entanto, no mercado de ações a empresa valia US$ 80 milhões. De uma perspectiva de curto prazo, Wall Street não achava que a ação renderia muito no ano seguinte. Caso a ação tivesse caído mais a um preço que  representasse uma avaliação de U$ 40 milhões ao invés de US$ 80 milhões, seu beta teria sido maior. Para os que acreditam que o beta mede o risco, o preço teria sido mais barato e teria feito a ação parecer mais arriscada. Porém, de uma perspectiva de longo prazo Buffett comprou US$ 10 milhões em ações da empresa e em 1984 a Washington Post Company estava valendo US$ 2,0 bilhões. Por isso o mercado eficiente no curto prazo muitas vezes cria uma ineficiência no longo prazo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário