30 de agosto de 2011

O homem mais rico da Babilônia

Comecei a partir de hoje a escrever sobre alguns livros de auto-ajuda financeira e finanças pessoais. Tenho muitos conhecidos que ao invés de ter algum dinheiro para investir têm débitos para quitar. O brasileiro segue muito a cultura "viva hoje, pague amanhã".

Um dos primeiros sobre finanças pessoais que eu li. O best seller Pai Rico e Pai Pobre é uma versão modernizada da clássica auto-ajuda financeira O Homem Mais Rico da Babilônia.



Segundo George S. Clason, autor do livro, as lições realmente vêm das tabuetas de argila escritas por babilônios e outras partes da história foi fantasiada pelo autor. Para quem não sabe a Babilônia foi uma cidade muito abastada que ficava num vale árido e hoje em dia só sabemos como a Babilônia foi a partir de relatos de pessoas que estiveram por lá há 8.000 anos atrás. Segundo o autor, a Babilônia se tornou a cidade mais opulenta do mundo antigo porque seus cidadãos eram o povo mais rico da época e eles sabiam como administrar  bem o dinheiro, praticando a poupança e investimento.


Algumas das lições tiradas do livro:

Sete soluções para a falta de dinheiro

1- Comece a fazer seu dinheiro crescer -  Gaste menos do que você ganha, guarde pelo menos 10% dos seus rendimentos

2- Controle seus gastos - Faça um orçamento e registro do que é necessário e do que é supérfluo

3- Multiplique seus rendimentos - Invista seu dinheiro em alguma coisa que você tenha conhecimento, se não tiver conhecimentos necessários pague alguém para administrar o seu dinheiro por você. Por exemplo, colocar o seu dinheiro em um fundo de investimento confiável. Leia sobre alternativas de investimentos. A taxa de rendimentos compostos sobre o dinheiro é exponencialmente crescente. Faça seu dinheiro trabalhar para você.

4- Proteja seu tesouro contra a perda - Proteja o principal de seu dinheiro contra investimentos de alto risco, onde você pode por tudo a perder. Ações é arriscado? Sim, como qualquer outra forma de aplicar o dinheiro sem ter conhecimento, por exemplo, talvez até alguma aplicação considerada segura com rendimentos estáveis pode estar rendendo negativamente devida a alta taxa de inflação.

5- Faça do lar um investimento lucrativo - Não sei se comprar um imóvel atualmente é um bom investimento, talvez na época do livro fosse, mas segundo o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, atualmente é melhor alugar um imóvel ao invés de comprar. Segue o link download para o aplicativo do Cerbasi.

6- Assegure uma renda para o futuro - Planeje quanto de dinheiro você vai querer ter para a sua velhice.

7- Aumente sua capacidade para ganhar - Estude aquilo que gosta e quer fazer para aumentar sua capacidade e aplicar no seu trabalho.


"O dinheiro é o meio pelo qual se avalia o sucesso terreno.
O dinheiro torna possível o gozo das melhores coisas que a terra pode oferecer.
O dinheiro é abundante para aqueles que compreendem as leis simples que governam sua aquisição
O dinheiro é hoje governado pelas mesmas leis que o controlavam quando, há seis mil anos, homens prósperos enchiam as ruas da Babilônia"



“Não sei quais são as sete maravilhas do mundo, mas 
certamente conheço a oitava: os juros compostos.” 
- Barão de Rothschild

Guarde uma parte de seu dinheiro para investir.

E...

Bons Investimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário