22 de outubro de 2012

A fórmula mágica de Joel Greenblatt no Brasil. Funciona?

Olá investidores de valor!

Depois de um longo tempo sem escrever nada, estou entusiasmado a escrever com maior frequência. Este ano eu decidi fazer muitas coisas diferentes que também tenho interesse além de investir de ganhar dinheiro.

Neste ano estudei Teatro e atualmente estou passando pelo renomado treinamento de relações humanas no Dale Carnegie Training. Para quem não conhece Dale Carnegie e seus famosos livros: Como Fazer Amigos & Influenciar Pessoas e Como Evitar Preocupações e Começar a Viver deveria tirar um pouco dos preconceitos sobre os livros de auto-ajuda e saber um pouco mais sobre Dale, que veio do interior do Missouri para ensinar líderes de Nova Iorque sobre como falar em público, tratar as pessoas e evitar preocupações.

O que isto tem a ver? Eu descobri este curso lendo A Bola de Neve, a biografia de Warren Buffett, onde o mesmo cita que o curso do Dale foi o melhor curso que ele fez na vida. Mas isto é assunto para outro post.

Neste post vou traçar uma linha conectando um post que fiz escrevi há mais de dois anos atrás sobre uma carteira de investimento que propus e qual foi a sua evolução.

O post que escrevi, em 22 de junho de 2010, era sobre a famosa fórmula mágica do The Little Book That Beats The Market ou  O mercado de ações ao seu alcance (português) de Joel Greenblatt. Com base nos valores fornecidos pelo site Fundamentus vou simular os valores da carteira de ações daquela época fazer uma média ponderada da carteira e comparar com o índice bovespa durante o período.

O método da seleção inicial foi baseado na fórmula mágica de Greenblatt, mas depois eu tive que fazer dois filtros. O primeiro filtro foi eliminar empresas que tinham uma saúde financeira ruim e o segundo filtro foi por critério de eliminação devido as limitações de variedade de ações disponíveis no folhainvest.

Segue abaixo a variação no período. Você pode notar que as ações estão com valores diferentes do post que escrevi em 22/06/2010 por que naquela época eu não estava com o preço de fechamento do pregão ou no caso da AMBV4 e CRUZ3 houveram desdobramentos durante esses 2 anos. Então eu peguei o valor que seria o equivalente aquela época no site fundamentus.


A carteira valorizou, sem considerar divididendos, 93,5% no período  ou 39,1% a.a. enquanto o Ibovespa teve uma queda de 14% ou -7,5%a.a. Se considerarmos dividendos a distância fica ainda maior. A carteira ficaria com uma valorização de 120,9%  ou 48,6% a.a.

Eu comprei duas dessas ações e infelizmente uma delas eu já vendi, mas posso dizer que me rendeu muita felicidade, vendi em meados de março e ela continuou a subir. A outra continua me trazendo alegria durante este ano. Se você acompanhar a valorização dessas ações somente neste ano você consegue deduzir quais são as duas ações qual eu comprei.

O critério de Greenblatt não filtra somente boas empresas, mas é um ótimo filtro para descobrir BOAS empresas que estão BARATAS em relação ao seu caixa.

"Preço é o que você paga,valor é o que você leva"
Warren Buffett

9 comentários:

  1. Olá, amigo! Descobri a "fórmula mágica" recentemente e, pesquisando sobre ela, o teu blog. Você poderia compartilhar comigo se ainda a utiliza e como seriam os resultados atualizados? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, ainda sou investidor, mas não tenho atuado mais na área. Como pode perceber faz tempo que não escrevo aqui. Acredito que a "fórmula mágica" é um ótimo filtro para o início das análises, eu acabei comprando AMBEV numa época boa e tive bons resultados seguro esta ação até hoje. Outra ação que eu comprei e tive resultados acima de 100% foi a COPASA.
      Se quiser saber mais sobre a análise, fiz um trabalho sobre isso e posso te encaminhar por email.

      Excluir
    2. Me envie ai tambem :geleiadocelular@hotmail.com

      Excluir
    3. Me envie ai tambem :geleiadocelular@hotmail.com

      Excluir
    4. boa tarde, primeiramente otimo post. por favor voce tambem pode me enviar seu trabalho sobre a analise da formula magica? vasconcelos.luiz@gmail.com

      Excluir
    5. boa tarde, primeiramente otimo post. por favor voce tambem pode me enviar seu trabalho sobre a analise da formula magica? vasconcelos.luiz@gmail.com

      Excluir
    6. Se possível, também gostaria de receber seu trabalho.
      email: oscarmbrito@gmail.com

      Obrigado!

      Excluir
  2. Por favor, envie para luiz_felipe83@yahoo.com.br
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir